Visões da Ponte ao Meio-dia

Visões da ponte ao meio-dia

Autor: Jorge Solano

Curtos e densos, os poemas de Visões da ponte ao meio-dia contam uma história por meio de histórias, em uma linguagem concisa e repleta de sons, imagens e significados. As vivas cores do meio-dia tropical são retratadas tanto no que elas têm de estimulante quanto de opressivo. E com que intensidade podem ser tanto uma quanto outra no alto de uma ponte do porte como a que liga Vila Velha a Vitória, cidades onde o autor mora e trabalha, respectivamente!

O poeta se aproveitou de um lugar privilegiado para a imaginação do passado e observação do presente. Dali se vê o ponto onde os portugueses desembarcaram  e fizeram as primeiras construções no Espírito Santo. Dali se vê o Convento da Penha, grande emblema do catolicismo tão influente na história brasileira. Em dramático contraste, dali se vê também o Porto de Tubarão, cuja trajetória é uma ilustração da história brasileira recente. A antiga CST – hoje ArcelorMittal –  é parte da paisagem e ilustra, através de seu passado estatal e seu presente como indústria integrante de um grupo estrangeiro, os movimentos imprevisíveis da economia capitalista. Ainda como parte desse contraste, são avistados dali os inúmeros edifícios erguidos de forma febril nos últimos anos, tanto no lado de Vitória quanto no de Vila Velha.

Concebida a partir desse cenário, a poesia de Jorge Solano mostra em grande estilo como se pode extrair poesia de nosso cotidiano. É um bom exemplo de como não se anestesiar diante do espetáculo do mundo.

Autor

Jorge Solano Jorge Solano

Jorge Solano nasceu em 1947, no Espírito Santo. Fez teologia no Rio de Janeiro e exerceu o sacerdócio por quase dez anos. Cursou filosofia e é mestre em estudos literários.  Publicou pela ediora Cândida os livros Visões da ponte ao meio-dia, Quase 7 contos e Biografia de um tatu-bola. Além dos livros impressos, o autor disponibiliza textos regulamente em sua página pessoal, o site http://www.publicanto.com.br, onde é possível ler ensaios e estudos literários e filosóficos.

Leia mais