Ano: 2017
O livro “Azul” é uma adaptação para crianças da peça “Auto do tatu”. O texto busca despertar no público infantil a reflexão sobre valorização da ancestralidade e o respeito à natureza, sentimentos que dão a tônica do espetáculo original. A história mostra a busca de um tatu azul roubado pelo pai de uma menina que queria o seu casco para um chapéu. O desaparecimento do animal provoca um desequilíbrio na natureza que só poderá ser revertido após o retorno do tatu ao seu local de origem. Dois voluntários iniciam então uma jornada que os leva a conhecer o poder das forças naturais.
O texto é de Vanessa Darmani e as ilustrações são de Wyller Villaças. Os dois são fundadores da Árvore Casa das Artes e responsáveis pela montagem do espetáculo que inspirou o livro.
Atriz e arte-educadora, Vanessa Darmani nasceu em Nova Era, cidade do interior de Minas Gerais, onde começou a fazer teatro, após uma infância em que ouviu as histórias fantásticas de seu pai Darci e a poesia de sua mãe Manira. Posteriormente, mudou-se para Ouro Preto, onde se formou em Artes Cênicas-Licenciatura. Em 2004 fixou-se no Espírito Santo, onde fundou, juntamente com seu esposo Wyller Villaças, a Árvore Casa das Artes, um espaço de pesquisa, criação e formação em arte localizada em Vitória, capital do Estado.
Leia mais