Transcrição: Margarete Silva
Ano: 2019
O livro consiste na transcrição dos registros de terras realizados na então freguesia de São João de Cariacica (atual município de Cariacica – ES), durante o período Imperial, nos anos de 1855 e 1856. O documento integra um conjunto de registros de terras referentes às 15 freguesias em que se subdividia a Província do Espírito Santo. Dessas, pelo que se tem conhecimento, foram feitas, até o momento, somente a digitalização e o inventário analítico dos registros das freguesias de Cariacica, Queimado, Carapina e Nova Almeida. Não há notícia de que esse amplo material histórico tenha sido alvo de uma pesquisa aprofundada, condizente ao seu rico teor.
A transcrição, objeto desta publicação, foi feita a partir de um documento oficial produzido para o Governo Imperial, nos anos de 1855 e 1856, cujo original encontra-se no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com referência no Fundo: Agricultura, Série: Diretoria de Terras e Colonização, Livro: 78.
O conteúdo é composto por registros das terras possuídas, com o objetivo de identificar os proprietários e posseiros, assim como as áreas ocupadas na freguesia de Cariacica. O exemplar do referido documento é parte integrante de um grupo documental, do qual fazem parte os registros das outras freguesias da Província do Espírito Santo. E esse, juntamente com os registros das demais freguesias das províncias do Brasil, forma um acervo geral de âmbito nacional.
Acompanha DVD com o conteúdo do manuscrito digitalizado.