O Assunto é Música

O assunto é música

Autor: Rogério Coimbra

Ano: 2017

Em O assunto é música, o leitor terá à disposição um documento substancial para aqueles que desejam entender a evolução da arte musical nas últimas seis décadas no Espírito Santo, no Brasil e, quiçá, no mundo, com ênfase nas diversas matizes da música popular brasileira e no jazz, paixões declaradas do autor.

Com textos ora leves, repletos de ironia fina, ora ferinos, e exercendo o direito da crítica que infelizmente anda em baixa nos cadernos culturais, Rogério Coimbra nos brinda com uma visão holística da música enquanto poderoso instrumento de expressão cultural. Em seus escritos encontraremos o espírito do tempo de um mundo analógico onde os discos de vinil, fitas cassete, lado B, lado A, compactos simples, vitrolas e as frequências AM e FM representavam o que havia de mais moderno no mercado musical. Mas que fique bem claro: não se trata de saudosismo, até porque há espaço para o debate sobre as novas formas de fruição e distribuição de música pela internet, tema que, aliás, fascina Coimbra há algum tempo, conforme comprovado em seu blog Música nas Alturas.

Eis o vasto e saboroso cardápio musical do Rogério Coimbra. Aprecie sem moderação; o assunto aqui é música. Ou melhor: uma vida dedicada à música, com quem entende do riscado, das melodias, dos compassos e harmonias. Queremos bis!

Autor

Rogério Coimbra Rogério Coimbra

Rogério Coimbra nasceu em Vitória em 1947. Formou-se em Administração de Empresas pela UFES em 1974, tendo atuado como subsecretário de estado da Cultura do Espírito Santo e o de diretor de Cultura do município da Serra. Implementou a Lei Rubem Braga do município de Vitória, tendo sido seu primeiro secretário executivo. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Clube das Terças-Feiras. Com a música conviveu desde cedo, tanto em casa, onde todos tocavam algum instrumento, como no Colégio Marista de Colatina. No Rio, em 1970-71 frequentou o Instituto Villa-Lobos, onde foi aluno de Reginaldo Carvalho, Iberê Gomes Grosso, Marlene Fernandes e Jaceguay Lins. Foi produtor cultural e fonográfico (inclusive na Phillips) e produziu e apresentou dezenas de programas em rádios de Vitória. Como pesquisador e palestrante atuou dois anos no projeto Aula-Show: a MPB nas Escolas, dirigido a alunos do ensino médio. Mantém desde 2008 a página online Música nas Alturas. Atualmente prepara texto sobre registros musicais no Espírito Santo do século XVI ao XIX e sobre a presença da bossa nova em Vitória.

Leia mais