Resultado de uma intensa pesquisa e de uma paixão, o livro “Memórias da liberdade – 50 anos do Guaraparistock” é uma oportunidade de conhecer uma parte da história da cultura do Espírito Santo ainda pouco divulgada. Pouco se sabe do evento, quando se fala do grande público, com exceção de alguns mitos alimentados por décadas e que se tornaram parte de um folclore que diminui o que foi de fato o Festival. O exemplo mais emblemático é o salto\queda de Tony Tornado sobre o público, fato a que se resume o que muitos já ouviram falar do Guaraparistock.
O livro é rico em documentos históricos, como fotos – algumas inéditas – e matérias veiculadas no Espírito Santo e em outros estados noticiando o evento na época. Além disso, o autor entrevistou muitos dos participantes, tanto artistas que se apresentaram quanto pessoas que vieram de várias partes do Brasil para ver as apresentações.
Eduardo Maia nasceu em Vila Velha (ES), em 1998. Formado em Jornalismo, trabalhou na redação da Record News e atualmente atua como repórter multimídia do jornal A Tribuna. Desde criança se interessou por música e história. Em um dos encontros dominicais na casa do jornalista e tio-avô Pedro Maia, ouviu o tio e Rubinho Gomes conversarem sobre o Festival de Verão de Guarapari, assunto que não saiu mais de sua cabeça. Quando decidiu seguir a carreira jornalística, escolheu o evento como tema de seu trabalho final de curso, que resultou no livro Memórias da liberdade – 50 anos do Guaraparistock.
Leia mais