Educação e Relações de Poder no Espírito Santo

Educação e relações de poder no Espírito Santo

Organizadores:
Ueber José de Oliveira
Sandro Nandolpho
Elisangela dos Santos de Oliveira

Em cinco retratos de diferentes momentos da história do Espírito Santo, os autores desta valiosa coletânea conseguem ir muito além da História da Educação, articulando de forma talentosa duas áreas que aparecem umbilicalmente relacionadas – política e educação – envolvendo os campos da Ciência Política e da História do Espírito Santo, esta pensada de uma forma bem mais ampla.

O leitor encontrará na obra textos de períodos bem diversos, desde a época imperial até os dias atuais, passando por momentos cruciais para o desenvolvimento da educação no Estado do Espírito Santo e no Brasil. A publicação apresenta ao leitor capixaba uma importante oportunidade de conhecer melhor aspectos que não têm sido muito estudados, mas que desempenharam importante papel para a educação praticada no Espírito Santo. O reflexo desses processos exercem seu impacto até hoje, não só nas salas de aula, mas em vários setores sociais, dada a íntima relação entre a formação do cidadão no ambiente escolar e o seu papel social.

Portanto, as discussões aqui levantadas são de interesse não só dos estudiosos da temática educacional mas de todos aqueles que desejam entender melhor a sociedade em que vivem.