Rita de Cássia Maia tem uma vida dedicada aos livros. Seja como professora, seja com diretora da Biblioteca Pública Estadual do Espirito Santo, dentre outras atividades ligadas ao livro e ao incentivo à leitura. Dessa paixão nasceu o interesse por Italo Calvino, cuja obra revela também um amor pela literatura.
O livro é composto de quatro estudos que abordam aspectos importantes e recorrentes na obra do autor italiano. Integram o livro os seguintes ensaios:
Formada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES -, Rita de Cássia Maia e Silva Costa fez doutorado em Ciência da Literatura/Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Foi professora de Linguística e Literatura, pesquisadora e coordenadora, no ES, do Proler – Programa de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional – FBN. Dirigiu por dois períodos entre 2005 e 2018 a Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES. É autora do livro O desejo da escrita em Italo Calvino: para uma teoria da leitura (Cia de Freud, 2003). É coorganizadora do livro 160 Anos de História: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Arte da Cura Ed. com o selo da Ufes e da Secult/ES, 2016, do qual participa também como autora. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – IHGES –, é pesquisadora e assina artigos, ensaios e textos de crítica literária.
Leia mais