LANÇAMENTO NA BIBLIOTECA ESTADUAL

Lançado em 26 de janeiro, o livro Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock levou muita gente à Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo. Compareceram  tanto pessoas que participaram do evento que é tratado no livro quanto jovens que nem eram nascidos na época.

Resultado de uma intensa pesquisa e de uma paixão, o livro “Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock” é uma oportunidade de conhecer uma parte da história da cultura do Espírito Santo ainda pouco divulgada. Pouco se sabe do evento, com exceção de alguns mitos alimentados por décadas e que se tornaram parte de um folclore que diminui o que foi de fato o Festival de Verão de Guarapari, ocorrido em 1971.

O festival dos hippies ou Woodstock Capixaba, como chamado por muitos, aconteceu na região de Três Praias, em Guarapari, em pleno governo Médici, durante o Regime Militar. Considerado o primeiro festival de música a céu aberto do Brasil, reuniu nomes como Milton Nascimento, Os Novos Baianos, Luiz Gonzaga, Taiguara, Tony Tornado e os capixabas Aprígio Lyrio e Cris Portela.

O evento é lembrado, sobretudo, pelo salto que Tony Tornado deu do palco, que acabou atingindo uma espectadora. Por conta disso, Tornado foi processado e sua carreira musical caiu no ostracismo. Um dos objetivos do livro é contar o que aconteceu com a vítima do cantor de Soul.

“Foi um trabalho de pesquisa que levou alguns anos. O livro possui entrevistas de artistas e espectadores, recortes de jornal, e algumas fotos inéditas e raras, como um belo registro de Erasmo Carlos tocando violão em Três Praias para seus fãs. Foi um festival de música histórico”, comentou Maia.