Rita de Cássia Maia

Formada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES -, Rita de Cássia Maia e Silva Costa fez doutorado em Ciência da Literatura/Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Foi professora de Linguística e Literatura, pesquisadora e coordenadora, no ES, do Proler –  Programa de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional – FBN. Dirigiu por dois períodos entre 2005 e 2018 a Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES. É autora do livro O desejo da escrita em Italo Calvino: para uma teoria da leitura (Cia de Freud, 2003). É coorganizadora do livro 160 Anos de História: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Arte da Cura Ed. com o selo da Ufes e da Secult/ES, 2016, do qual participa também como autora. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – IHGES –, é pesquisadora e assina artigos, ensaios e textos de crítica literária.

Títulos

A poética da existência em Italo Calvino

Rita de Cássia Maia tem uma vida dedicada aos livros. Seja como professora, seja com diretora da Biblioteca Pública Estadual do Espirito Santo, dentre outras atividades ligadas ao livro e ao incentivo à leitura. Dessa paixão nasceu o interesse por Italo Calvino, cuja obra revela também um amor pela literatura.

O livro é composto de quatro estudos que abordam aspectos importantes e recorrentes na obra do autor italiano. Integram o livro os seguintes ensaios:

  • A poética da existência em Italo Calvino
  • O romance Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino: a narrativa como máquina de multiplicar ficções
  • O leitor, a leitora e a continuidade das histórias
  • O caminho de San Giovanni: exercícios de memória
Leia mais