Heron Miranda nasceu em Vitória, no Espírito Santo. É formado em Física e mestre em Filosofia da Ciência. Publicou os livros Metodologia dialética (ensaio científica, Sodré, 2000); A escotilha do duende (ensaio filosófico, Huapaya, 2007) e O sexto discurso (contos, Pedregulho. 2020).
Heron Miranda traça em seu livro Abismo o impressionante retrato de uma cidade repleta de tipos intrigantes. Enquanto descreve esses moradores arquetípicos, o autor mostra a trajetória do narrador diante de uma cidade que ele tenta compreender. O título é carregado de significados e denota uma aguda ambiguidade: por viver em um cidade situada em frente a um cadeia de montanhas, o habitante do lugar tem diante de si uma visão belíssima e ao mesmo tempo ameaçadora. É com esse aspecto ambivalente que o narrador inicia sua história, como ele diz, “à beira do abismo”.
Como destaca Ana Cláudia de Araújo Lima, em comentário para a orelha, a imagem do abismo “jamais se esgota ou perde sua força de provocação. Provavelmente, porque mesmo quem nunca esteve de fato nas margens de um despenhadeiro é capaz de validar tal metáfora, reconhecendo a sensação de flertar com a morte”.
Originário do Caparaó, Heron dedica o livro às místicas da região. De fato, as referências geográficas que aparecem em Abismo fazem diversas alusões às paisagens daquela serra.
Autor: Heron Miranda
Ano: 2021
116 páginas
Leia mais